.

por Leila Novais / Governo do Tocantins

Uma linda formatura foi realizada na última sexta, 3, na Escola Indígena Tamanaré, da Aldeia São João, na Ilha do Bananal. Os discentes do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio foram as estrelas da noite. Mesmo sendo na Aldeia, o evento seguiu os moldes de uma formatura tradicional, em que cada formando tem seu padrinho ou madrinha. Além da entrega de certificados, juramento, oratória.

A festa é uma tradição na unidade escolar e, neste ano, receberam os certificados oito alunos do 9º ano e sete da 3ª série do ensino médio. Participaram da festa de formatura os índios das aldeias vizinhas e moradores da cidade, que também  puderam prestigiar o evento. Segundo o diretor da escola, Ademir Kurisiri Javaé, para a maioria dos alunos esse momento é muito aguardado.

“Estou muito satisfeito com os resultados de nossos alunos, foi uma formatura bonita, pois tentamos fazer com que esse momento fosse realmente algo muito valioso para eles”, disse. O cacique da Aldeia São João, Darci Javaé, também esteve presente no evento e ressaltou a importância do estudo entre os indígenas.

“É o momento mais importante da vida deles, visto que a maioria não ingressa em uma faculdade por causa da cultura e por falta de oportunidade, pois é muito difícil o deslocamento para outra cidade ou estado e faltam recursos, então juntamos todos os nossos índios para a realização deste evento”, concluiu.

Escola Indígena Tainá

Também no dia 3, a Escola Indígena Tainá, localizada na aldeia Canoanã, em Formoso do Araguaia, realizou solenidade de formatura para turmas concluintes da educação infantil, além dos alunos do 1º e 9º ano de ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.

Fonte: Alunos da Escolas Indígenas participam de formatura – Notícias – Secretaria da Educação