Estudantes da Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suira, no município de Porto Real do Colégio, estado de Sergipe, desenvolveram o projeto “A resistência do povo Kariri-Xocó” com o intuito de resgatar a história da comunidade e valorizar as tradições de seu povo.

O projeto reuniu exposição de livros com histórias indígenas, mostra de cerâmicas, comidas típicas, artesanato, cantos e danças. Foram trabalhados ainda temas como a importância das ervas medicinais e a valorização das tradições dos Kariri-Xocó, como o escambo, que é a troca de mercadorias.

Cerca de 250 crianças  são atendidas na Escola Estadual Indígena Pajé Francisco Queiroz Suira, na Educação Infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, que inclui a vivência no aprendizado da questão indígena, além do estudo em livros. Segundo a gerente da 9ª Gerência Regional de Educação (Gere), Andrea Dantas, o projeto nasceu da necessidade de envolver a comunidade nas ações da escola, trabalhando as disciplinas do ensino regular e também a cultura indígena.

Durante as comemorações, a comunidade recebeu a visita de estudantes do Centro Estadual de Educação Profissional Agonalto Pacheco da Silva, do município de Neópolis (SE), que foram à aldeia para uma atividade prática do projeto interdisciplinar intitulado “A Valorização da Cultura Indígena”, realizado em parceria com a Universidade Tiradentes (Unit). Na ocasião, os alunos entrevistaram as lideranças locais e moradores da aldeia, coletando informações, sobre a cultura, economia e localização geográfica, com o objetivo de conhecer e valorizar a cultura e história do povo Kariri-Xocó.

Para o professor indígena José Rodrigues Tenório é importante essa troca de saberes e de experiências. “A gente agradece o interesse em conhecer a nossa verdadeira história, vivida e registrada por nós mesmos. Nós já passamos por preconceitos e massacres e hoje lutamos pela resistência do nosso povo”, disse.

Texto: Ana Heloisa d’Arcanchy/Ascom

Com informações da Agência Alagoas

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4218-kariri-xoco-desenvolvem-projeto-educacional-para-preservar-historia-e-cultura