por Ana Heloisa d’Arcanchy

O Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR) está com inscrições abertas para o curso de extensão universitária “Lugares das memórias contadas: indígenas, território, museus, objetos e musealização”. As aulas serão realizadas nos dias 18, 25 de outubro e 1º de novembro de 2017 no auditório da Biblioteca de Humanas da UFPR, em Curitiba (PR).

Ministrado pelo Dr. Josué Carvalho, professor do Programa de Pós-Graduação em Museologia da USP, o curso discutirá as apropriações do conceito de museu pelos povos indígenas. Tratará ainda dos desafios, no campo da Museologia, relativos à constituição de museus em processos de curadoria compartilhada, pensando os museus “com” e “para” os povos indígenas. O objetivo é aproximar-se da perspectiva indígena sobre quais são as relações possíveis com os museus e sobre o que é passível de musealização.

O curso, com carga horária de 12h, ocorre em três quartas-feiras consecutivas, a partir do dia 18/10. A inscrição é gratuita e deve ser feita até às 23h59min do dia 17 de outubro pelo link http://bit.ly/lugaresmemorias-mae-ufpr. Os participantes com 80% de presença receberão certificado.

Com informações do MAE/UFPR

FONTE: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4548-museu-do-parana-oferece-curso-de-extensao-sobre-a-relacao-entre-povos-indigenas-e-museus