A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) abriu inscrições para o Processo Seletivo Indígena 2018. São 20 vagas em 17 cursos de graduação, todos eles em Santa Maria.

Conforme descrito no edital, podem se candidatar índios que moram em aldeias ou acampamentos indígenas. A inscrição é feita online e sem taxas, pelo site da Coperves, até o dia 24 de novembro. Para que a inscrição seja validada, é preciso que o candidato apresente uma declaração – da Fundação Nacional do Índio (Funai) e de sua aldeia – de que é residente do local.

A prova de seleção será composta por 20 questões de múltipla escolha e mais uma redação, com temática indígena. Ela irá ocorrer no dia 7 de janeiro, em Santa Maria e em Frederico Westphalen, das 9h às 14h.

Três cursos oferecem duas vagas: Medicina, Direito e Enfermagem. Cada um dos demais tem uma vaga disponível. São eles: Biologia, Educação Especial, Educação Física, Ciência da Computação, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, História, Letras, Matemática, Odontologia, Pedagogia e Serviço Social.