Vídeos da manifestação que documentam ação dos policiais contra índios foram encaminhados aos parlamentares

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais (6CCR), enviou nesta sexta-feira (28) ofício a 42 parlamentares com vídeos que mostram a repressão da Polícia Legislativa e da Polícia Militar ao protesto pacífico realizado no dia 25 de abril em frente ao Congresso Nacional. Os vídeos mostram o uso de bombas de efeito moral e gás lacrimogêneo contra manifestantes indígenas, configurando “possível uso desproporcional da força policial”. A manifestação do dia 25 era pacífica e reuniu centenas de índios de diversas etnias na Esplanada dos Ministérios e em frente ao Congresso, incluindo crianças, idosos e mulheres.

O ofício é assinado pelo coordenador da 6CCR, o subprocurador-geral da República Luciano Mariz Maia, e dirigido a todas as lideranças da Câmara e do Senado Federal. Ele pede capacitação para a polícia legislativa das duas casas, com o objetivo de qualificar a interlocução com povos indígenas e evitar novos incidentes.

Secretaria de Comunicação Social
Procuradoria-Geral da República
(61) 3405-6406 / 6415
pgr-imprensa@mpf.mp.br
facebook.com/MPFederal
twitter.com/mpf_pgr

Fonte: http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/abrilindigena-mpf-pede-capacitacao-da-policia-legislativa-para-evitar-violencia-contra-povos-indigenas-em-manifestacoes