Evento terá início no dia 17 com lançamento de livro do jornalista Rubens Valente sobre a questão indígena no período da ditadura

Entre os dias 17 e 20 de abril será realizada em Cuiabá a Semana dos Povos Indígenas 2017 – Os Povos Indígenas e seus biomas: ameaças, resistências e protagonismo. O evento acontece nas dependências da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), sob a supervisão do Conselho Indigenista Missionários (CIMI) e a Operação Amazônia Nativa (Opan).

A participação do Ministério Público Federal em Mato Grosso (MPF/MT) se dará no dia 19 de abril, quarta-feira, com a conferência O Estado Brasileiro e os Povos Indígenas do procurador da República e titular do Ofício de Tutela de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais, Ricardo Pael Ardenghi. A atividade está marcada para as 19h, no Centro Cultural, e contará com a professora doutora Lia Zanotta Machado, da Universidade de Brasília (UnB) e da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), e de Libério Uiagumeareu Bororo.

Durante a programação serão realizadas palestras, mesas redondas, conferência, exposição de curta duração e de cineclube e debates com estudantes indígenas sobre a realidade territorial em que vivem.

Programação – Na segunda-feira (17), a abertura do evento acontecerá no Museu Rondon de Etnologia e Arqueologia da UFMT. Em seguida, será lançado o livro e proferida a palestra “Os fuzis e as flechas: a história de sangue e resistência indígenas na ditadura”, do jornalista Rubens Valente. Também serão lançados outros livros e publicações.

Já na terça-feira (18) a programação começa a partir das 8h30, também no Museu Rondon, com a mesa redonda Os direitos indígenas no contexto das hidrelétricas nas bacias dos rios Teles Pires e Juruena, e com a exibição do vídeo Complexo Teles Pires (Fórum Teles Pires). No período da tarde, às 16h, será a abertura da exposição de curta duração OI’O e Uiwede: Ritos de Iniciação Xavante, e às 19h, na sede da Associação dos Docentes da UFMT (Adufmat), será realizada a mesa Desafios da Política Indigenista frente às Políticas de Estado, tendo como convidados os indígenas Megaron Txucarramãe e o Cacique Damião (Maraiwatséde).

No Dia do Índio (19), a programação será no Centro Cultural da UFMT tendo início às 8h com a mesa A História e a Cultura do povo Bororo na perspectiva das crianças de Cuiabá, e a noite, a partir das 19h, será realizada a conferência O Estado Brasileiro e os povos indígenas.

Na quinta-feira (20), último dia do evento, será lançado o Cineclube Jenipapo (Musear) com o filme Terra Vermelha, às 18h30, no Museu Rondon. Em seguida, haverá um debate com os estudantes indígenas.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Mato Grosso
www.mpf.mp.br/mt
prmt-ascom@mpf.mp.br
(65) 3612-5083

Fonte: http://www.mpf.mp.br/mt/sala-de-imprensa/noticias-mt/mpf-mt-participa-de-semana-dos-povos-indigenas-2017-2013-os-povos-indignas-e-seus-biomas-ameaccas-resistencias-e-protagonismo