.

CaarapoNews/José Carlos

A Escola Municipal Indígena Ñandejara Polo e a Escola Estadual de Ensino Médio Yvy Poty, estarão realizando na próxima sexta-feira (2), a  1ª etapa da II CONEEI – Conferência Nacional de Educação Escolar Indígena. O tema do evento será “O Sistema Nacional de Educação e a Educação Escolar Indígena: regime de colaboração, participação e autonomia dos Povos Indígenas”.

De acordo com o educador Lídio Cavanha Ramires, os objetivos da conferência são os seguintes: a) Avaliar os avanços, impasses e desafios da Educação Escolar Indígena (EEI), a partir da I CONEEI; b) Construir propostas para a consolidação da política nacional de Educação Escolar Indígena; c) Reafirmar o direito a uma Educação Escolar Indígena específica e diferenciada e bilíngue/multilíngue; d) Ampliar o diálogo para a construção de regime de colaboração específico à Educação Escolar Indígena, fortalecendo o protagonismo indígena.

Essa etapa da II CONEEI é da Comunidade Educativa, constituídas por todas as pessoas que trabalham e colaboram para a construção de uma Educação Escolar Indígena de qualidade, socialmente referenciada na comunidade indígena, tais como professores (as), diretores (as), coordenadores (as) pedagógicos (as), secretários (as), pais e mães (ou responsáveis), estudantes das escolas indígenas e/ou estudantes universitários, merendeiras escolares, zeladores, vigias, dentre outros profissionais da escola.

No entanto, a participação dos “mais velhos”: lideranças, sábios (as), rezadores (as), é muito importante, são pessoas indispensáveis para a garantia da educação escolar diferenciada, específica, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, e constituem, portanto, a comunidade educativa.

É um importante momento de reflexões e debates da comunidade educativa sobre a Educação Escolar Indígena, a partir de experiências e desafios cotidianos vivenciados nas escolas e oportunidades de elaboração de propostas para a melhoria da qualidade das políticas públicas de Educação Escolar Indígena, com base na realidade da aldeia.

O evento contará também com a presença do professor do quadro efetivo da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Eliel Benites.

A 1ª etapa da II CONEEI tem o apoio da prefeitura de Caarapó, através da Secretaria de Educação e Esportes.

(Com informações de Lídio Cavanha Ramires)

1111

FONTE: http://www.caaraponews.com.br/noticia/78110/escolas-da-aldeia-te-%C3%BDikue-realizarao-a-ii-coneei-na-proxima-sexta-feira