Cansativas, desafiadoras e muito produtivas. É assim que definimos as quatro atividades realizadas pelo Foreeia apenas nesta semana.

Dia 01/02, no município de Beruri, o Fórum, o DPA/UFAM e os professores indígenas de Manacapuru, Anamã e Beruri, participaram de audiência com o secretário municipal de Educação daquele município. O objetivo foi articular a realização das etapas para conclusão do Curso Pirayawara com vistas ao ingresso dos professores indígenas no Curso de Licenciatura Intercultural, que será realizado pela Ufam no 2o. semestre de 2017. A conversa resultou não apenas na aprovação e apoio em atendimento a essa reivindicação, mas também no compromisso da Semed na parceria para a construção de escolas indigenas nas comunidades indígenas adjacentes de Beruri.

No dia 03/02, o FOREEIA é o DPA/UFAM promoveram um Debate sobre a Formação dos Professores Indígenas no Amazonas, com a participação do DEEI/ UFAM, FPI/UFAM, IFAM, SEDUC, SEMED, lideranças de Organizações e comunidades indígenas, professores indígenas e não indígenas. O objetivo foi identificar as problemáticas e propor soluções. Foi elaborado um documento final com as propostas a serem entregues às instituições que trabalham com a formação dos professores indígenas.

No dia 03/02, às 15h00, foi realizada audiência com o secretário de Educação da SEDUC, para pactuar a realização das etapas do Curso Pirayawara do pólo Beruri. O secretário se comprometeu em executá-las até junho 2017. Participaram o Foreeia, DPA/ UFAM, GEEI SEDUC e os professores indígenas de Manacapuru, Anamã e Beruri.

No dia 04/02 foi realizado o Curso de Formação Política para Lideranças Indigenas, na sala do Foreeia/sede da Coiab. O curso terá continuidade aos dias de sábado, com objetivo de formar politicamente um quadro de Lideranças, professores formandos e formadores que trabalham com a causa indígena.

É o Movimento de Educadores indígenas em ação, fortalecendo a luta do movimento indígena como um todo. Sem recursos financeiros, mas com muita boa vontade e parcerias para fazer acontecer e não somente esperar acontecer. Avante sempre guerreiros!