Henrique Terena e mais nove caciques, representando o Fórum de Caciques Indígenas de Mato Grosso do Sul e cinco etnias, que totalizam aproximadamente 15 mil indígenas, manifestaram nessa quinta-feira (18) apoio ao presidente interino da Funai, Franklimberg de Freitas. O grupo pediu também a nomeação do cacique Henrique para a Coordenação Regional de Campo Grande, que está sem coordenador. Participou da reunião o vereador Heber Reginaldo, de Dois Irmãos do Buriti (MS).

“Nós apoiamos o nome de Franklimberg à frente da Funai e queremos ele seja efetivado. Não existe outra organização que nos represente como liderança. Queremos fazer valer a voz dos caciques, e não deixar que as ONGs falem por nós”, afirmou Terena.

CR de Campo Grande

O presidente Franklimberg afirmou que já encaminhou o nome de Henrique Terena para o Ministério da Justiça, e prometeu pedir celeridade ao ministro para a publicação da nomeação.

“Precisamos de um coordenador com urgência para o desenvolvimento da nossa comunidade. Nossas crianças estão sem documentação, sem saúde e sem aulas por causa disso. Mas a resposta do presidente Franklimberg nos faz levar um bom sinal de volta para a nossa comunidade, uma luz que brilhou”, disseram os caciques.

ASCOM/FUNAI

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4238-forum-dos-caciques-indigenas-de-ms-manifesta-apoio-a-franklimberg-de-freitas