Procurador da República Guilherme Augusto van Hombeeck destaca que é importante o MPF ir a campo para ver as reais necessidades do cidadão

A realidade do povoado da Terra Indígena Iraí, localizada no estado do Rio Grande do Sul, foi vista de perto pelo Ministério Público Federal (MPF), no último dia 22. O procurador da República Guilherme Augusto van Hombeeck visitou a Coordenadoria Técnica Local (CTL) da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Iraí e as aldeias Goj Veso e Goj Nâg, para conhecer onde os índios da região vivem e verificar os problemas enfrentados por eles.

Hombeeck, acompanhado do servidor João Pedro Leal – também do MPF em Palmeira das Missões (RS) –, visitou ainda a escola indígena Nãn Ga, dentro da TI Iraí. As aldeias Goj Veso e Goj Nâg, que não são homologadas oficialmente como Terra Indígena, apresentam condições mais precárias de habitação, com os indígenas tendo que morar em barracas de lona, por exemplo.

“É importante o MPF ir a campo ver as reais necessidades do cidadão, pois tratar o problema só nos autos dificilmente trará uma solução adequada para a causa”, enfatizou o procurador van Hombeeck.

A chefe da CTL Iraí, Maryjara Dazzi, destacou que a presença de um procurador da República no ambiente onde vivem os indígenas empodera a comunidade. Maryjara, que atua na CTL Iraí desde 1990, ressaltou que van Hombeeck foi o primeiro procurador da República a conhecer in loco a população Kaingang local. Dazzi ressalta que a presença do procurador, “um líder e uma referência em nossa sociedade”, na aldeia para ouvir a liderança e os habitantes da comunidade indígena reforça a presença e a legitimidade dos índios de suas vozes perante a opinião pública.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS)
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369
E-mail: prrs-ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS
Veja esta e mais notícias da atuação do MPF/RS em http://www.mpf.mp.br/rs

 

Fonte: http://www.mpf.mp.br/rs/sala-de-imprensa/noticias-rs/mpf-rs-visita-aldeias-em-palmeira-das-missoes