A Funai, por meio da Coordenação Regional Litoral Sudeste, firmou Protocolo de Intenções com a União das Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa (Unisepe) para apoiar o ingresso de estudantes indígenas do Vale do Ribeira/SP no Ensino Superior. A parceria permite um desconto de 50% em todos os 18 cursos ofertados, dentro de determinado número de vagas.

Essa era uma antiga reivindicação de estudantes da etnia Guarani M’byá da região. Entre os cursos mais procurados por eles estão os de Enfermagem, Pedagogia, Matemática e Letras.

protocolounifsepe

Foto: Acervo Funai/CR do Litoral Sudeste

Durante a assinatura do Protocolo de Intenções, o coordenador regional da Funai, Cristiano Hutter agradeceu especialmente ao professor Frederico Ribeiro Simões e Márcio Guimarães, ambos da Unisepe, por recepcionar a demanda indígena. Segundo ele, “a comunidade indígena está vibrante, e há plena convicção, de todas as partes, de que os benefícios desta parceria vão muito além da concessão de bolsa estudantil; é uma contribuição a uma sociedade com oportunidades a todos e com o respeito às suas diferenças e particularidades culturais”, afirmou.

A Unisepe é a mantenedora das Faculdades Integradas do Vale do Ribeira (FVR) e Faculdade Peruíbe, que têm entre seus propósitos possibilitar formação a um número cada vez maior de pessoas por meio de programas de bolsas e financiamento estudantil.

Os estudantes ingressam na faculdade por meio de processo seletivo (vestibular) e, uma vez aprovados, devem apresentar carta da comunidade indígena a qual pertencem, recomendando o estudante indígena ao curso superior e comprovando sua residência. A contrapartida do aluno é a apresentação de um relatório semestral ao professor responsável pelo curso e uma proposta, a ser elaborada, de apresentação da cultura indígena aos demais estudantes da faculdade.

Colaboração: Milena Andrea Curitiba Pilla/CR do Litoral Sudeste

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4125-parceria-leva-beneficios-a-estudantes-indigenas-no-vale-do-ribeira-sp