Dois documentários sobre os povos indígenas do Brasil serão lançados na Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) nos próximos dias, em meio à programação da Semana dos Povos Indígenas.

O primeiro, exibido nesta sexta (7), às 18h, será o documentário “Enchente: o outro lado da barragem norte”, sobre as consequências da barragem construída pela Ditadura Militar, na década de 1970, na proximidade da Terra Indígena Ibirama Laklãnõ, do povo Xokleng, no alto Vale do Itajaí, em Sanca Catarina.

Saiba mais sobre o filme: https://goo.gl/mjtzvI

No dia 11 de abril, também às 18h, será exibido o documentário Martírio, do diretor Vincent Carelli. O filme analisa a violência sofrida pelo povo Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul, resgatando o histórico recente dos conflitos envolvendo as terras indígenas destes povos.

As exibições ocorrerão no auditório Martina Piazza, na Unila, em Foz do Iguaçu (PR).

A atividade é promovida pelo Coletivo da organização da Semana dos Povos Indígenas 2017, composta pelo Cimi Regional Sul, estudantes e professores da Unila e da Unioeste, pela Jornada Universitária pela reforma Agrária (JURA) e pela Unila.

Fonte: http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&action=read&id=9201