.

Na manhã de sexta-feira (03), o presidente da Funai, Antonio Costa, recebeu representantes da Associação Nacional dos Servidores da Funai (Ansef), dentre os quais o presidente da instituição, Rogério Eustáquio de Oliveira, além dos representantes das demais entidades representativas dos servidores, como o Secretário Geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef), Sérgio Ronaldo, o Secretário Geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindisep –DF), Oton Pereira Neves, e a coordenadora da Secretaria da Mulher Trabalhadora do Sindisep-DF, a servidora da Funai Thereza Christina de Alencar Silveira.

A pauta, solicitada pela Ansef, tratou do apoio do presidente para o enfrentamento de medidas do Legislativo e do Executivo que ameaçam os direitos indígenas e o trabalho da Funai; a continuidade das demarcações de terras indígenas; as ameaças de cortes de cargos da Funai, levando a uma desestruturação e precarização do órgão; e o Plano de Carreira Indigenista.

Segundo os representantes da Ansef, o presidente reafirmou seu empenho na reformulação da estrutura do órgão, o que deverá ser feito com a participação dos servidores, povos indígenas, da Ansef e das entidades sindicais.

Na reunião, o presidente também destacou a importância de se trabalhar a aproximação da Funai com o Congresso Nacional, tendo em vista o contexto de desconhecimento das questões e dos direitos indígenas, que torna necessário o fortalecimento de diálogos prévios a tomadas de decisões políticas, e a necessidade de recomposição da força de trabalho da instituição, mediante a absorção, sem demora, dos novos servidores aprovados no último concurso.

Plano de Carreira Indigenista

Desde que assumiu a presidência, Antônio Costa se comprometeu a criar um grupo de trabalho (GT) para a atualização da proposta de Plano de Carreira dos servidores da Fundação.

Na reunião de sexta-feira, solicitou que os servidores se organizassem e, junto às entidades representativas, apresentassem uma minuta de Portaria de composição e funcionamento do GT, para que seus trabalhos se iniciem visando à previsão orçamentária para o próximo ano.

A Ansef e as entidades sindicais afirmaram que irão retomar os encaminhamentos da última assembleia que tratou da pauta, realizada em setembro de 2016.

Há previsão de continuidades dos diálogos entre a presidência do órgão e as entidades representativas dos servidores em agenda a ser marcada para a próxima semana.

Colaboração: Rogério Oliveira/CGPDS

Texto: Mônica Carneiro/Ascom Funai

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4085-presidente-da-funai-recebe-entidades-representativas-de-servidores