.

Na manhã de ontem (15), o presidente da Funai, Antônio Costa, recebeu a liderança Megaron Txucarramãe, acompanhado do Coordenador Regional da Funai no Norte do Mato Grosso, Patxon Metuktire, do indigenista Nelson César Júnior, servidor da Coordenação Geral de Promoção ao Etnodesenvolvimento com atuação direta junto ao povo Kayapó por doze anos, e de representantes da Organização Planeta Amazônia.

Durante a reunião, a liderança solicitou apoio da Funai para a realização de uma assembleia geral de povos indígenas, compostas por lideranças de diversas partes do mundo, no mês de junho, no contexto do projeto Aliança dos Guardiões da Mãe Natureza.

A Aliança foi fundada durante a mobilização indígena realizada em abril de 2015, em Brasília, por lideranças tradicionais da Amazônia, como Raoni Metuktire, Davi Kopenawa Yanomami, Aritana Yawalapiti, Pirakumã Yawalapiti, Afukaka Kuikuro e Tabata Kuikuro.

Durante a 21 ª Conferência Planetária do Clima (COP 21), em Paris, foi realizada a I Cúpula da Aliança, sob a liderança do cacique Kaiapó Raoni Metuktire. Nela, indígenas de diversas partes do mundo selaram um pacto em defesa de seus povos e de seus territórios e entregaram documento com “propostas e recomendações da Aliança dos Guardiões da Mãe Natureza aos Estados e à comunidade internacional para a preservação”.

Durante a reunião, o Coordenador Patxon também apresentou demandas administrativas ao presidente, dentre as quais se destaca a apresentação de projeto de estruturação arquitetônica das edificações da CR Norte do Mato Grosso e Coordenações Técnicas Locais jurisdicionadas, direcionado ao BNDES/Fundo Amazônia.

Texto: Mônica Carneiro/Ascom Funai

Fonte: http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/4102-presidente-da-funai-recebe-liderancas-do-mato-grosso