.

Sem água há 19 dias, a comunidade e indígena da Aldeia Amambai promete bloquear, por tempo indeterminado, o tráfego na Rodovia MS-386 nesta quarta-feira, 30 de novembro, em Amambai.

O bloqueio, programado para acontecer no trecho da rodovia estadual que corta a reserva indígena, a cerca de cinco quilômetros da cidade, visa chamar a atenção da sociedade e principalmente das autoridades, para o problema enfrentado pela comunidade.

O problema de abastecimento de água na reserva indígena, que é a mais populosa da faixa de fronteira, no Cone Sul de Mato Grosso do Sul, começou no dia 11 de novembro quando a bomba de um dos três poços artesianos da aldeia apresentou problema.

No dia 18 de novembro a SESAI (Secretaria Especial da Saúde Indígena) responsável por manter o abastecimento de água nas aldeias indígenas, enviou uma equipe de manutenção à aldeia, mas, segundo a SESAI, o problema não foi solucionado tendo em vista que a bomba que apresentou defeito teria ficado presa ao fundo do poço.

De lá para cá nenhuma solução concreta foi adotada para resolver o problema, o que gerou a revolta dos moradores, que vem sofrendo com a falta de água potável e em muitos casos tem que se submeter ao consumo de água com indícios de contaminação para cozinhar e beber.

A SESAI locou um caminhão tanque pipa para fornecer água às famílias, mas segundo os indígenas, a procura é bem maior que a demanda.

Durante uma reunião realizada na tarde dessa terça-feira (29) com moradores da reserva, um representante do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indígena) teria relatado que nesta quinta-feira, 1 de dezembro, um técnico deverá vir até a Aldeia Amambai para analisar se será necessário a construção de um novo poço, fator que pode levar até três meses, segundo os indígenas.

No local onde a bomba apresentou problema um poço já havia sido isolado tempos atrás, segundo as informações, pelo mesmo problema, uma bomba queimada que ficou presa ao fundo.

FONTE: http://www.caaraponews.com.br/noticia/78127/sem-agua-ha-19-dias-indios-devem-fechar-rodovia-em-ms