Notícias da Educação

Mostra Etnomídia Indígena ganha segunda edição

O Indigenous Ethnomedia Showcase, dirigido pelo Dr Naine Terena, tem continuado no Mato Grosso desde o sucesso da edição inicial. Através da Lei Aldir Blanc, a Secretaria de Estado da Cultura, Desporto e Lazer (Secel) escolheu a segunda iteração do evento de entre as exposições e festivais.

O workshop no local terá lugar no Palácio da Instrução em Cuiabá de 22 a 26 de Fevereiro sob o tema “Videomapping and Activism”. Luciana Ramin (SP), socióloga e artista visual, instruirá o exercício.

A segunda formação será conduzida em linha de 22 a 25 de Fevereiro. O workshop tem 20.000 subscritores? A professora Lais Maxakali (SP).

Saúde Mental é tema na Aldeia Bororó, Dourados, MS

Esta sexta-feira às 13 horas, o Grupo de Apoio aos Povos Kaiowa-Guarani (GAPK) está a promover uma consulta sobre o tema da saúde mental. A função será realizada no escritório da Associação da Juventude Indígena (AJI), que se encontra na Aldeia Bororó, perto do Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Luis Altenfelder da Silva Filho, médico e prolífico autor, proferirá uma palestra. A conferência é organizada por Indianara Ramires, Maria de Lourdes Beldi de Alcântara, Walter Moure, e a enfermeira de Sesai, que é também a presidente da AJI.

Os agentes de saúde indígenas Sesai/Gapk Maria de Fátima Cavalheiro, Eliete da Silva, Sarita Gonçalves, Lucimar Garcia, Paulina Cavlheiro, Branda Peixoto, Jéssica Ramires, e Taysa Gonçalves participarão também na mesa redonda juntamente com o assistente social Nilson Ca-breira, a professora Diana Davila da Silva, a coordenadora do workshop Ana Cláudia de Souza, e Ta Construir uma conversa intercultural sobre o tema é o objectivo do encontro de saúde indígena, que incluirá educadores, estudantes e profissionais de saúde da Reserva de Dourados.

Etnojornalismo e Comunicação Indígena

A fim de descolonizar os media com cultura e identidade, os media indígenas são uma realidade em várias nações da América Latina. Comunicadores indígenas de todo o continente reuniram-se na Bolívia em Novembro de 2016 para o III CONTINENTAL CUMBRE DE COMUNICACIN INDGENA DE ABYA YALA. Ver a Terceira Conferência Indígena de Comunicação do Documento Final de Abya Yala de 2016 na sua totalidade.

Organizações apresentam relatórios para Revisão Periódica do Conselho de Direitos Humanos da ONU

por admin | dez 9, 2016 | Notícias do Movimento e Imprensas

As organizações da sociedade civil brasileira deram aos funcionários das embaixadas estrangeiras informações sobre a situação dos direitos humanos na nação. Por Renato Santana, Gabinete de Imprensa – Cimi As análises, que dão pelo nome de “relatórios sombra,”

Ministro Cede Aos Protestos Indígenas E Exonera Gestora Distrital De Saúde No Paraná | Brasil de Fato

por admin | dez 9, 2016 | Notícias do Movimento e Imprensas

A conquista da população indígena local por Daniel Giovanaz, aprovada pelo Ministério da Saúde em Curitiba, é Após duas semanas de manifestações em Curitiba, o Ministério da Saúde manteve a sua palavra e ilibou o gerente da…

Funai implanta projeto para proteger patrimônio cultural e linguístico indígena

por admin | dez 9, 2016 | Notícias de Educação

De Nova Opinio O Comité Directivo da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para o “Projecto de Salvaguarda do Património Linguístico e Cultural dos Povos Indígenas Transfronteiriços e Recentemente Contactados da Região Amazónica” teve a sua reunião inicial…

G1 – Corte de orçamento na Funai pode ameaçar tribos isoladas, diz ONG

por admin | dez 9, 2016 | Notícias do Movimento e Imprensas

De acordo com uma ONG, o orçamento para 2017 é igual ao de há 14 anos atrás. Segundo a Survival International, existem mineiros não autorizados nas regiões. escrito por Quesia Melo da G1 AC De acordo com a ONG Survival, grupos indígenas isolados podem ser exterminados.

1ª Assembleia do Povo Pyhcop Cati J reúne 11 aldeias da TI Governador, no MA

por admin | dez 9, 2016 | Notícias do Movimento e Imprensas

Por Gilderlan Rodrigues da Silva e Filogônio Luiz do Cimi Regional Maranho A primeira assembleia do povo foi convocada por Pyhcop Cati Ji (Gavio), Governador da Terra Indígena, município de Amarante do Maranho, entre cânticos, pinturas, o som do maracá, e grande deleite.

Brasília será palco do Acampamento Terra Livre, que reunirá mais de 1,5 mil indígenas

por Julio Zelic | mar 28, 2017 | Notícias do Movimento e Imprensas | 0 Comentários

De 24 a 28 de Abril, mais de 1.500 líderes indígenas de todo o país irão reunir-se em Brasília para o Acampamento Terra Livre (ATL). No meio de uma ofensiva significativa contra os seus direitos, expressa nos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, terá lugar a maior mobilização dos povos indígenas da nação. O objectivo do campo este ano é “reunir numa grande assembleia os líderes dos povos e organizações indígenas de todas as regiões do Brasil para discutir e posicionar-se sobre a violação dos direitos constitucionais e originais dos povos indígenas e das políticas anti-indígenas do Estado brasileiro”. O lema do acampamento para este ano é “Unificar as lutas em defesa dos povos indígenas do Brasil”.

O ATL é um momento crucial para os líderes de toda a nação se expressarem e para o movimento indígena ganhar tracção política. A agenda da mobilização inclui, entre outras coisas, a ineficácia das demarcações indígenas, a deterioração das instituições e políticas públicas indígenas, as iniciativas legislativas anti-indígenas no Congresso, a tese “Quadro temporal”, segundo a qual apenas as áreas que estavam na posse das comunidades indígenas na data da promulgação da Constituição (5/10/1988) devem ser consideradas Terras Indígenas, e as empresas que têm um impacto negativo sobre os povos indígenas.

APIB

Um exemplo de aglutinação e um ponto de referência nacional para o movimento indígena no Brasil é A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). O Acampamento Terra Livre (ATL), uma mobilização nacional que ocorre anualmente desde 2004, inspirou a criação da APIB para chamar a atenção para a situação dos direitos indígenas e exigir que o Estado brasileiro responda às necessidades e reivindicações dos povos indígenas. A APIB inclui as seguintes organizações indígenas regionais: A Grande Assembleia dos Povos Indígenas da Articulação dos Povos Indígenas do Mundo do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (APOINME), os Povos Indígenas do Pantanal e Região (ARPIPAN), os Povos Indígenas do Sudeste (ARPINSUDESTE).

Pau D’Arco: pós-massacre tem agressão de deputado e ameaça a ativista

por Julio Zelic | jun 7, 2017 | Notícias do Movimento e Imprensas

No Dia do Ambiente, o governo estabelece uma nova área e expande outras três apesar dos ataques às Unidades de Conservação. A ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi anunciada pelo Ministério do Ambiente (MMA) na terça-feira, 6 de Maio, em honra do Dia do Ambiente (Parna)…

Habeas Corpus pede uso do idioma e tradução do processo para 19 Kaingang em julgamento

por Julio Zelic | jun 7, 2017 | Notícias do Movimento e Imprensas

Por Renato Santana, da Assessoria de Comunicação – Cimi Está reservado aos indígenas o direito de se dirigir ao Poder Judiciário expressando-se no próprio idioma, e de ter a tradução do processo penal. Assim determina a Constituição Federal, Código Penal,…

Agronegócio e madeireiros ameaçam único trecho protegido da Caatinga, 1% do bioma

por Julio Zelic | jun 7, 2017 | Notícias do Movimento e Imprensas

Atlas das Caatingas analisou 14 unidades de conservação e revela ameaças de hidrelétricas e da mineração aos territórios protegidos pela União Por Izabela Sanchez Único bioma completamente brasileiro, a caatinga tem apenas 1% do território sob proteção federal. Ainda…

Para ministro da Justiça, demarcações de terras indígenas precisam cumprir requisitos de “custo benefício” ao Estado brasileiro

or Julio Zelic | jul 5, 2017 | Notícias do Movimento e Imprensas

Por Guilherme Cavalli, da assessoria de comunicação – Cimi Em reunião com lideranças indígenas do Mato Grosso do Sul (MS), na quinta-feira (29), o ministro da Justiça Torquato Jardim deixou claro o motivo porque foi escolhido para substituir o ruralista Osmar…